Buscar
  • Comunicação Auma Tecnologia

Cinco passos para acelerar a transformação digital no campo.

Com o novo Coronavírus muitas empresas tiveram que alterar sua rotina e ajustar seus processos, no campo não foi diferente, mas o que nota-se é o que cenário nunca antes visto impulsionou o ritmo das mudanças que já vinham acontecendo.

Necessidade ou inovação?


A resposta é a junção dos dois: necessidade de inovação. É assim que o agro tem caminhado nos cinco meses de pandemia, necessitando das inovações que gerem soluções para os impasses enfrentados, bem como para tornar o seu dia a dia mais simplificado, ou seja, o agronegócio busca por ferramentas facilitadoras de gestão e operação de sua atividade, logo, busca uma parceria da tecnologia.

É importante destacar que o cenário adverso intensificou algo que já vinha acontecendo, transformando os processos no campo e tornando-os mais digitais, no entanto, é inegável que a pandemia evidenciou como a tecnologia pode encurtar distâncias, agilizar processos, integrar setores, promover uma comunicação dinâmica, acessar, armazenar e compartilhar dados.


O setor que tem vivido a transformação na prática e de forma acelerada se pergunta o que e como fazer para acompanhar a evolução e inserir incrementos tecnológicos para alcançar seus objetivos e tornar a gestão, cada vez mais, eficiente, saindo tradicional e encarando ferramentas modernas e geradoras de soluções.


Esse artigo é para isso, dar cinco dicas de como fazer e acontecer com a transformação digital no seu negócio rural.


Passo 1 - Envolva as pessoas no processo.


Os colaboradores são um grande ativo das empresas de modo geral, isso é inegável. Envolver as pessoas aos processos, sobretudo de mudanças, é algo fundamental para o sucesso do projeto de aceleração da transformação digital, pois, a maioria das pessoas, ao se depararem com a simplificação de atividades, temem por serem substituídas.


Nós, da Auma Tecnologia, entendemos que a Tecnologia 4.0 é uma oportunidade para expandir a capacidade humana e não uma ameaça. É uma condição de facilitar procedimentos, simplificar tarefas, inovar para que as pessoas possam ser mais eficientes e disponham de mais tempo para criar e pensar sobre suas atividades. Logo, a máquina é um auxílio para melhoria do desempenho humano em seu trabalho.


Por isso, se você pensa em formas de iniciar ou acelerar a transformação digital, converse antes com sua equipe, apresente seu projeto, explique suas ideias, solicite sugestões e torne seu pessoal o elemento essencial para o sucesso da jornada tecnológica em sua empresa rural. Passo 2 - Identificar os gargalos


A tecnologia tem que ser vista como uma aliada do seu negócio. Para que, de fato, isso aconteça, ela deve ser usada para solucionar problemas ou entraves. É onde o fluxo se complica que a tecnologia entrar para descomplicar e facilitar.


Quais são seus maiores gargalos hoje na propriedade rural? É com esse questionamento que inicia a busca por ferramentas capazes de entregar as soluções mais eficientes. Nesse segundo passo entra, novamente, as pessoas da equipe, elas podem ajudar a identificar os entraves e dar pistas de como facilitar os processos. Depois, é preciso identificar uma empresa que esteja disposta a entender a sua empresa rural e promover as soluções mais eficientes.


Passo 3 - Encontrar soluções


Entender o campo faz toda a diferença nessa etapa do processo. Por mais que as empresas rurais em alguns pontos se assemelhem às empresas urbanas, resguardam muitas particularidades que precisam ser consideradas, avaliadas e pensadas na hora de criar uma ferramenta capaz de ser facilitadora de processos. Assim, uma empresa com experiência no campo, encurta o caminho do entendimento tornando o acesso aos objetivos de melhoria e eficiência mais próximos.


Ao identificar os gargalos e escolher a empresa de tecnologia, o próximo passo é encontrar as soluções para os entraves identificados. Por mais que esse trabalho fique a cargo da empresa de tecnologia escolhida, o produtor rural tem papel fundamental, pois é quem está na operação diariamente, conhecendo cada detalhe, por isso, as soluções precisam ser testadas e validadas por ele afim de promover a eficiência e a assertividade das ferramentas implantadas.


Quando o processo é conjunto: produtor e empresa de tecnologia, as chances de se gerarem soluções altamente eficientes são muito maiores.


Passo 4 - Acompanhar e medir a eficiência


O quarto passo entra na geração de dados com a ativação das ferramentas escolhidas. Este passo é o momento de analisar a operação e seu retorno. Métricas e números são importantes para avaliar, relatórios rápidos de serem gerados pelas máquinas instaladas ajudam na tomada de decisão e tudo isso precisa ser medido e avaliado constantemente.


Acompanhar e dar suporte aos usuários para fazer o melhor uso de sistemas é extremamente importante para que a eficiência seja alcançada. Passo 5 - Identificar novas oportunidades de inserção tecnológica.


Acelerar a transformação digital no campo é ampliar as oportunidades de tornar este setor mais ágil e mais produtivo. Contudo, esta transformação não tem um fim em si mesma após ser iniciada ou implantada, há sempre pontos em que a tecnologia pode agira para trazer facilidade e assertividade. Cabe a este passo a observação das pessoas inseridas nas mudanças à identificação de mais gargalos para buscarem soluções inovadoras para o seu negócio. E então?


Vamos acelerar a transformação digital em sua fazenda? Com estes cinco passos tentamos mostrar que o receio da mudança é o que pode frear este processo interessante e necessário para o sucesso do agronegócio. Que tal fazer parte das estatísticas que inovam no setor?


Para saber mais sobre como contribuímos com este processo, acesse nosso site e fale com um de nossos consultores.

20 visualizações

contato@aumatecnologia.com.br

+55 34 3826.1100

Endereço:

Rodovia BR 365, SN
KM 428 a Direita, 3.4 km

Cep: 38.700-970

ZONA RURAL

Patos de Minas - Minas Gerais

  • White LinkedIn Icon
  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon
© 2020 AUMA TECNOLOGIA
Todos direitos reservados.
Criado por
AUMA ESTÚDIO