Buscar
  • Comunicação Auma Tecnologia

Tecnologia no campo auxilia no uso eficiente da água

A água é um dos recursos naturais mais necessários para diferentes atividades do ser humano e a vida na Terra. Contudo, um recurso que precisa ser devidamente cuidado para que sua escassez não comprometa o equilíbrio. Seu uso na agricultura é tema que sempre levanta debates e sua forma de uso sempre é questionada, no entanto, a tecnologia traz soluções que alinham sua utilização à sustentabilidade.


Entendendo sua necessidade, principalmente na agricultura. A história da humanidade mostra que o ser humano não consegue viver longe da água, sendo seu uso e disponibilidade uma preocupação que acompanha as civilizações mais antigas como uma prioridade a ser considerada pelas primeiras sociedades para fixação em um determinado território. Povos primitivos utilizavam métodos simples para captar água dos rios e lagos, bem como da chuva para plantio e colheita. Ao longo do desenvolvimento e evolução das sociedades veio também o crescimento populacional, que passou a demandar quantidades cada vez maiores de água para produção de alimentos.


No século 20, estima-se que o consumo de água aumentou quase seis vezes, com uma população mundial três vezes maior e, por necessidade, as técnicas na agricultura foram se aperfeiçoando. De acordo com uma pesquisa da ONU, estima-se que a agricultura consome hoje cerca de 70% de toda a água doce disponível no mundo, sendo também apontada como uma das atividades que mais desperdiçam água. Segundo uma pesquisa da FAO, quase metade da água utilizada para irrigação é desperdiçada e alternativas começam a ser discutidas para que este recurso seja utilizado de forma mais inteligente e eficiente com uso da tecnologia. A agricultura é uma atividade necessária para manter a vida humana em constante crescimento, mas cuidar dos nossos recursos hídricos também é condicionante para a vida e para o desenvolvimento da atividade, logo, os avanços tecnológicos têm ajudado a gerenciar e otimizar este recurso escasso.


Novas tecnologias permitem que a irrigação seja feita de forma otimizada, com o uso do que chamamos hoje de IoT (sigla para Internet das Coisas. em inglês, Internet of Things), que tem possibilitado ao agronegócio, economia de recursos sem perder produtividade, possibilitando também sustentabilidade, conforme falamos no artigo sobre sensores.



Irrigação inteligente e sustentável

Uma das principais alternativas é a automatização dos sistemas de irrigação, que funciona com sensores que indicam qual o melhor momento de ligar a irrigação baseado na umidade do solo. Dessa forma, é possível analisar quando e qual a quantidade certa de água necessária, garantindo economia de água e energia, promovendo assim, isso uso equilibrado dos recursos e redução de custos.


Os benefícios não param por aí, o uso correto dessas tecnologias podem aumentar a rentabilidade do produtor e possibilitar melhores condições de desenvolvimento das lavouras, já que alguns sensores possuem capacidade de analisar a pressão necessária da água e monitoramento em tempo real da temperatura do solo. Alguns projetos, disponíveis hoje no mercado, possibilitam misturar, na água, os nutrientes necessários para cada cultura, desenvolvendo lavouras mais fortes e resistentes a doenças e pragas.


O uso de tecnologias para monitoramento de culturas trazem praticidade na otimização dos recursos hídricos na agricultura e podem solucionar problemas, como por exemplo, o uso em excesso de água nas lavouras. Os sensores conseguem recolher informações em tempo real como radiação solar, temperatura e umidade do ar e do solo, enviando os dados para um aplicativo, que pode ser acessado de qualquer lugar através de um smartphone.


O uso de sensores possibilita ao agricultor saber se está irrigando na quantidade certa, e através da análise dos dados, saber quando as plantas estão em risco de serem atacadas por pragas ou doenças. Alguns sensores disponíveis permitem ao produtor receber recomendações operacionais do técnico que atende aquela propriedade, já que esses dados podem ser também avaliados e acessados pelos agrônomos que prestam serviços, e que também se beneficiam pois podem centralizar dados das propriedades de diversos produtores de qualquer lugar, permitindo melhor gerenciamento de safras e necessidades hídricas, garantindo aos produtores os melhores resultados.



Esta conectividade cada vez mais presente no campo promete otimizar o uso da água utilizada hoje na agricultura, cuja tendência é reduzir desperdícios e prezar pela sua perenidade. Nós acreditamos e apostamos, sempre, no uso da tecnologia no campo como uma grande aliada do produtor rural, pois além de possibilitar redução de custos, beneficia também o meio ambiente, já que diversas soluções hoje promovem sustentabilidade com um melhor aproveitamento de recursos limitados e escassos. Novas tecnologias surgem a cada dia para proporcionar ao produtor rural vencer seus desafios diários de forma simplificada, e esta é a nossa proposta: entender os desafios e apresentar soluções para otimizar o seu sistema de produção de forma inteligente.


Descomplique-se

13 visualizações0 comentário

contato@aumatecnologia.com.br

+55 34 3826.1100

Endereço:

Rodovia BR 365, SN
KM 428 a Direita, 3.4 km

Cep: 38.700-970

ZONA RURAL

Patos de Minas - Minas Gerais

  • White LinkedIn Icon
  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon
© 2020 AUMA TECNOLOGIA
Todos direitos reservados.
Criado por
AUMA ESTÚDIO