Buscar
  • Comunicação Auma Tecnologia

Tecnologia no agro: uma parceria que se intensifica com o tempo.


Já pensou em como era a agricultura no tempo dos seus avós? Para valorizar o presente é preciso conhecer o passado e entender como as dificuldades impulsionaram o uso da tecnologia no campo. Hoje, a agricultura passa por uma revolução em termos de tecnologia, implementando o conceito 4.0 em seus processos, tanto administrativos, quanto de cultivo e manejo da lavoura. Uma realidade que vem se transformando e que sinaliza que tal implementação é um caminho sem volta, ou seja, a tecnologia veio para ficar e ajudar os campos brasileiros a serem, cada vez mais, eficientes. Mas antes, é preciso compreender o compasso das mudanças.





Uma volta ao passado.


A agricultura em séculos passados era rudimentar, por mais que as terras fossem produtivas, faltava o uso da tecnologia para que os campos pudessem suprir a necessidade por alimentos do país e foi assim até a metade do século passado, em que, de acordo com dados da Embrapa, menos de 2% das propriedades rurais contavam com máquinas agrícolas. Faltava tecnologia, informação, pesquisa e o trabalho braçal prevalecia, a lida no campo era feita de forma empírica, relacionada à experiência de antecessores e experimentos com observação no dia a dia.


Na década de 60 houve a industrialização e o crescimento das cidades, bem como o aumento da população. A dieta da população brasileira era considerada uma das mais baixas em termos proteicos pela escassez alimentícia, sendo o país um grande importador de alimentos. O cenário só mudaria com a expansão da agricultura, foi então que o governo instituiu políticas para aumentar a produção e a produtividade agrícolas, com investimento em pesquisa, desenvolvimento e concessão de crédito que deu início à modernização da agricultura brasileira.


Na década de 70, o país sai da condição de importador de alimentos para se tornar um grande provedor para o mundo.



Como estamos hoje.


A Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) traça uma linha evolutiva e ascendente da trajetória agrícola do Brasil entre 1975 e 2017 em que apresenta que a produção de grãos era de 38 milhões de toneladas, crescendo mais de seis vezes ao atingir 236 milhões em uma área plantada que apenas dobrou entre os respectivos anos apresentados. Este é somente um dos fatos que ilustram o crescimento da agricultura brasileira. Junte-se a ele também um crescimento exponencial em todas as culturas e a abertura de novas fronteiras agrícolas que foi possível pela correção de solos considerados impróprios para o cultivo, fato que está relacionado à tecnologia, à pesquisa, à ciência e à informação, que apoiando o crescimento e a eficiência dos campos brasileiros e pelo empreendedorismo dos produtores e produtoras do Brasil, transformaram a realidade passada em algo promissor e de grande responsabilidade.


Dados da Embrapa demonstram que entre 1975 e 2015, 59% do crescimento do valor bruto da produção agrícola brasileira, teve a tecnologia como responsável, o trabalho respondeu por 25% e a terra por 16%, mostrando que tecnologia e agricultura brasileira se fortificam e se intensificam ao caminharem juntas.



Com a tecnologia pela expansão do agro.


O que se vê hoje é que a inserção da tecnologia na rotina das empresas rurais, de todos os portes, é algo evolutivo pelo reconhecimento do auxílio nos processos e maior precisão na análise de dados, permitindo aumento da eficiência. Celulares, aplicativos, softwares de gestão, processamento em rede, arquivamento em nuvem, IoT, tornam as fazendas um terreno fértil para o crescimento da tecnologia no campo e à sua transformação digital.


Com o acesso à internet nas empresas rurais, e com a expectativa da chegada da 5G que possibilitará maior conectividade no campo e, assim, acelerando mais ainda a transformação digital, mostrando um campo repleto de possibilidades para auxiliar o produtor e ser uma aliada para a expansão do agro, para a produção eficiente, para aumento da produtividade com sustentabilidade. Isso só é possível porque a classe produtora tem se mostrado aberta ao uso da tecnologia, comprovando seus benefícios.


A Auma Tecnologia foi criada para entender as necessidades no produtor e simplificar os processos e rotinas no agro, porque ao simplificarmos, concedemos ao produtor mais tempo para inovar em seu negócio e ampliar suas possibilidades de crescimento. Ajudando o produtor ao descomplicar seus processos, fortalecemos o agro e auxiliamos sua expansão ao aproximar tecnologias e pessoas, gerando soluções personalizadas.


Em nosso pacote de soluções para a tecnologia 4.0 nas propriedades rurais aliamos às necessidades aos processos com o uso da inteligência artificial, otimizando tempo e recursos. Seja por rastreabilidade, Big data, IoT, consultoria, nossas soluções focam na facilidade e na assertividade na hora de gerenciar, sendo apoio para as pessoas do agro fazerem mais e melhor, de qualquer lugar que estejam, compartilhando informações e também as recebendo.


Nossas soluções são uma forma de participarmos da expansão do agro e seu fortalecimento, pois, de acordo com estudo da Embrapa, os contextos mundial e nacional sinalizam positivamente para crescimento da produção agrícola do Brasil, mostrando que, em 2027, espera-se que o Brasil produza acima de 290 milhões de toneladas de grãos e mais 34 milhões de toneladas de carnes bovina, suína e de frango. Queremos estar presentes neste movimento de caminhar com o agro brasileiro, entendendo as suas demandas, criando soluções e fortalecendo a

sua grande missão de alimentar o mundo com o uso da tecnologia.

26 visualizações

contato@aumatecnologia.com.br

+55 34 3826.1100

Endereço:

Rodovia BR 365, SN
KM 428 a Direita, 3.4 km

Cep: 38.700-970

ZONA RURAL

Patos de Minas - Minas Gerais

  • White LinkedIn Icon
  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon
© 2020 AUMA TECNOLOGIA
Todos direitos reservados.
Criado por
AUMA ESTÚDIO