Buscar
  • Comunicação Auma Tecnologia

Sensores: aliados da agricultura e parceiros da sustentabilidade

O uso de sensores na agricultura tem muitos benefícios para uma gestão eficiente, possibilitando o uso assertivo de recursos.


A tecnologia na agricultura parecia improvável há alguns anos. Hoje, a revolução tecnológica já chegou no campo e faz parte da rotina de trabalho de muitos produtores rurais. O desenvolvimento e uso desses avanços tecnológicos ajudou a transformar o Brasil em um dos maiores produtores e exportadores de produtos agrícolas no mundo.


Uma mudança de consciência relacionada à origem do consumo e meio ambiente, pode ter sido o impulso necessário para que o setor se desenvolvesse junto à tecnologia. É necessário produzir em quantidade para suprir toda a demanda, mas um novo cenário de consumo, passa a exigir dos produtores uma visão de sustentabilidade em todas as fases da cadeia de produção. A tecnologia no campo então, vem como um apoio para solucionar gargalos e oferecer oportunidades de condução das atividades alinhada ao uso consciente de recursos naturais.


Através do cruzamento de informações em tempo real, é possível aos produtores um controle de precisão da lavoura, do clima e do solo, possibilitando redução do uso de água, redução da contaminação do solo e do uso de agrotóxicos. A digitalização de informações da produção traz transparência e também permite ao consumidor que saber a origem do produto consumido, e se quem produziu, está alinhado às questões sustentáveis e de meio ambiente.

Sensores, já ouviu falar deles? Existem diversas opções de tecnologia que ajudaram a transformar o setor do agronegócio e o uso dos sensores, com seus benefícios, está cada vez mais difundido no mercado. O que parecia futuro, se tornou presente em muitas propriedades rurais no Brasil.


Existem diversos tipos de sensores na agricultura de precisão, mas possuem, em comum, o fato de fornecerem dados em tempo real, que ajudam os agricultores a monitorar e otimizar suas produções, sendo possível adaptar-se a fatores climáticos e ambientais favoráveis.



Os sensores podem coletar, monitorar e trocar dados sem a presença física de alguém, através do que chamamos hoje de IoT, ou Internet das coisas, que traz tecnologias que são capazes de conectar diversos equipamentos como câmeras, meios de transporte, e máquinas industriais, gerando um banco de dados em tempo real em computadores. Esses dados processados permitem melhor tomada de decisões, como por exemplo, indicar onde e quando o insumo deve ser aplicado na terra, ou entender o clima e ter maior produtividade, diminuindo os riscos na produção e gerando redução de custos e menos danos ao meio ambiente. Além disso, permite ao consumidor rastreabilidade da origem de seus produtos, agregando poder de escolha com sustentabilidade.


Sensores em granja, como eles podem ajudar?


Em granjas os sensores são soluções bastante eficazes ofertando tecnologias de ponta, visando a uma melhor gestão de tempo do avicultor, permitindo análise dos dados do negócio em um único local. O produtor pode ter acesso a parâmetros que possibilitam tomar rápidas decisões estratégicas do negócio, como por exemplo, contagem automática dos ovos produzidos, projeção e controle de estoque, e rastreabilidade da mortalidade de aves, registros de temperatura, consumo de água, entre outros dados que possibilitam também redução dos custos na produção de ovos por ave, além de ter fácil acesso às informações que influenciam na produtividade, reduzindo também consumo de insumos.




Para o suinocultor, os sensores também são bastante úteis na gestão da granja, sobretudo para monitoramento de umidade, luz e poluentes, cujos dados apoiam as decisões de gerenciamento relacionadas à criação dos animais, bem como o uso sustentável de recursos naturais e controle de unidades, permitindo o monitoramento individual do animal, seu movimento, alimentação e dados fisiológicos, como PH e temperatura corporal, permitindo o acesso ágil, e assertivo, às informações.


O uso de tecnologias adequadas favorecem os diferentes sistemas de produção, conectando produção à sustentabilidade, ajudando a impulsar o agronegócio no Brasil e fortalecendo a sua economia. E você, já faz uso dos sensores na sua produção?

25 visualizações

contato@aumatecnologia.com.br

+55 34 3826.1100

Endereço:

Rodovia BR 365, SN
KM 428 a Direita, 3.4 km

Cep: 38.700-970

ZONA RURAL

Patos de Minas - Minas Gerais

  • White LinkedIn Icon
  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon
© 2020 AUMA TECNOLOGIA
Todos direitos reservados.
Criado por
AUMA ESTÚDIO