Buscar
  • Auma Tecnologia

Descomplicando o agro: tecnologia 4.0 como aliada em produção e sustentabilidade

A agricultura é uma das atividades mais antigas e básicas do ser humano. As primeiras civilizações utilizavam técnicas básicas de cultivo utilizando mão de obra humana, mas ao longo da história foram desenvolvendo técnicas mais elaboradas visando aumentar a produtividade. Inicialmente a força humana foi substituída pela força animal, e com o aumento da população e aumento da necessidade de alimentos, a agricultura passou a ser mecanizada trazendo um maior aproveitamento da produção agrícola.


Nas últimas décadas, novas tecnologias invadiram o mundo do agronegócio, acelerando os avanços alcançados com as Revoluções Agrícolas ao longo da história, e hoje temos diversos avanços tecnológicos implementados nas diferentes etapas de produção que buscam otimizar processos e oferecer cada vez mais praticidade ao produtor rural. As novas tecnologias no campo trazem benefícios também ao meio ambiente, já que os impactos ambientais causados pelas atividades no campo podem ser minimizados com o uso de tecnologias, bem como um uso mais inteligente de recursos escassos estimulando a sustentabilidade.



Demanda crescente


O crescimento populacional aumenta cada vez a demanda por alimentos, e uma nova onda de conscientização sobre a origem dos produtos consumidos, bem como sua forma de produção passaram a ser determinante para muitos consumidores. Produtores e marcas que estão produzindo em acordo com práticas sustentáveis de meio ambiente ganham cada vez mais espaço no mercado e conseguem agregar valor a seus produtos, já que consumidores estão dispostos a pagar mais por essas mercadorias.

As novas tecnologias, então, aparecem no agronegócio beneficiando tanto o meio ambiente, quanto consumidores e produtores, já que além de rastreabilidade, possibilitam também aumentar a produtividade, otimiza a utilização de insumos, reduzindo o desperdício , bem como os custos , e aumentando a rentabilidade. A chamada Agricultura 4.0 está cada vez mais presente no campo, trazendo soluções para produzir mais em uma mesma área, possibilitando que o produtor mapeie e monitore suas áreas, otimizando o manejo das culturas e uma redução nos impactos ambientais.


Tecnologia a serviço do agro


A chamada Agricultura de precisão utiliza tecnologias de posicionamento através do uso de GPS para gestão de cada metro do campo, permitindo que quantidade de insumos, fertilizantes e defensivos e até a irrigação seja feita de forma exata e apenas no momento mais adequado. É uma das tecnologias que chegou primeiro no campo e permite que o produtor monitore sua área mesmo à distância. O uso de GPS também possibilita saber, com precisão, a produtividade de cada área, facilitando a análise de baixa produção ou existência de pragas e doenças em algum determinado local, o que permite um manejo mais pontual das culturas.

Outra ferramenta, que já é uma realidade em muitas fazendas brasileiras, é o uso de drones (veículos aéreos não tripulados) que podem ser também coordenados à distância através do uso integrado com GPS. Esta tecnologia permite que o produtor monitore sua plantação, rebanho, níveis de desmatamento, bem como possibilita achar focos de incêndio ou nascentes de água através da captação de imagens da fazenda.


Automatizar para descomplicar


A automatização de processos no campo também é uma tendência da tecnologia no agronegócio, como por exemplo, tratores e máquinas autônomas guiados por GPS e que podem ser comandados de longe por qualquer dispositivo móvel, sendo o operador substituído por sistemas inteligentes e integrados. O uso de sensores também tem sido muito utilizado atualmente por produtores rurais, já que permite execução de tarefas a distância e em tempo real. Os sensores permitem a compilação de várias informações sobre plantação e solo, por exemplo, e agiliza a coleta de dados, já que geralmente estão conectados a computadores e internet, capazes de trabalharem de forma autônoma. O controle da irrigação e aplicação correta, com exatidão de insumos e nutrientes em períodos previamente programados, são algumas das funções que os sensores trouxeram ao mercado, permitindo diversos benefícios ao produtor e também melhor uso de recursos naturais.

Todos esses avanços tecnológicos funcionam de forma integrada e, geralmente, estão conectados entre si, permitindo ao produtor análises em tempo real. O uso do conceito de Big Data também tem revolucionado o setor agrícola, e são, basicamente, uma forma de armazenar e organizar todos os dados gerados através dos demais dispositivos, dando ao produtor mais segurança na tomada de decisão. Um dos maiores benefícios está exatamente na análise de dados para melhor acompanhamento do clima de uma determinada região, e utiliza os dados coletados para encontrar soluções alternativas que garantam maior produtividade por hectare, otimizando os recursos do meio ambiente e promovendo uma agricultura mais sustentável.


Tecnologia que favorece à sustentabilidade


As novas tecnologias 4.0 geralmente trabalham num sistema integrado e permitem preservação de recursos escassos como água e aumentam a eficiência também do uso da terra a longo prazo, possibilitando manter uma área produtiva por mais tempo. Quando utilizadas em conjunto, essas técnicas contribuem para uma agricultura sustentável e cada vez mais produtiva, num cenário global que o aumento da demanda por alimentos cresce junto com um aumento da preocupação com o meio ambiente e a escassez de recursos.

Assim surge uma nova forma de fazer o agronegócio no Brasil e no mundo, e que essas tecnologias são as principais ferramentas para esta transformação, já que podem auxiliar na importante missão de garantir o abastecimento da cadeia produtiva de alimentos para as futuras gerações, bem como no equilíbrio entre homem e natureza.

1 visualização0 comentário

contato@aumatecnologia.com.br

+55 34 3826.1100

Endereço:

Rodovia BR 365, SN
KM 428 a Direita, 3.4 km

Cep: 38.700-970

ZONA RURAL

Patos de Minas - Minas Gerais

  • White LinkedIn Icon
  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon
© 2020 AUMA TECNOLOGIA
Todos direitos reservados.
Criado por
AUMA ESTÚDIO