Buscar
  • Comunicação Auma Tecnologia

Blockchain: entenda como esta tecnologia prometer evolucionar o agronegócio

O agronegócio é uma das atividades econômicas que mais crescem no Brasil, e o setor representou 21,4% do PIB total brasileiro no ano passado. O agro cresceu quase 4% de 2018 para 2019 segundo dados do IBGE, e o país continua aumentando sua participação nesse mercado, com novo crescimento estimado para 2020.



O Brasil é também um país muito importante no comércio internacional e, segundo o MAPA, o agronegócio representou 43,2% do total exportado pelo Brasil, o que gerou uma renda de S$ 96,8 bilhões em 2019. Em 2020, estima-se um faturamento superior a US$ 100 bilhões, mesmo em um cenário global desfavorável devido à pandemia de COVID-19.


Diante desse cenário de crescimento constante, novas tecnologias vem surgindo, visando aproveitar ao máximo os recursos produzidos, bem como o desenvolvimento com o implantação de avanços tecnológicos que ajudam a transformar o Brasil em um dos maiores produtores e exportadores de produtos agrícolas no mundo. O mercado, então, tem mudado muito nos últimos anos, desde que a transformação digital chegou no setor, que passou a ser cobrado por sustentabilidade e transparência em todos os níveis da cadeia produtiva.


Novos conceitos e demandas de consumo ajudaram a impulsionar o uso de tecnologias no agronegócio brasileiro, já que consumidores começam a exigir rastreabilidade de tudo que consomem. A demanda do consumidor por segurança alimentar aumentou muito com relação a quem produziu seus alimentos, e se são guiados por sustentabilidade e qual a real origem dos alimentos e grãos desde à fazenda até o prato na mesa. Algumas empresas estão usando, então, o que chamamos de blockchains para ajudar a solucionar essas questões.


Mas, afinal, o que é a Blockchain? A tecnologia blockchain pode ser utilizada por qualquer segmento que utiliza plataformas digitais para transações de informação, e, no agronegócio brasileiro, já é uma realidade bastante utilizada. Blockchain, de forma simples, consiste em uma cadeia de blocos digitais que permite transferir informações de forma criptografada, possibilitando armazenagem de dados de forma confiável e segura.


As informações geradas dentro de um sistema de Blockchain são gravadas permanentemente, não permitindo alterações sem que isso seja registrado, e o histórico de um produto se torna confiável e transparente para todos os envolvidos, desde produtores até o consumidor final. O sistema de blockchain então possibilita o rastreio de informações sobre alimentos, que não podem ser manipulados ao longo da cadeia de suprimentos, como por exemplo, no mercado de aviários, em que o sistema possibilita saber o dia em que os ovos foram coletados, onde foram embalados e qual a origem, permitindo também acesso a informações sobre o produtor, sua vida e se possui certificações ou demais características que podem ser exigidas pelo comprador.


O sistema de Blockchain traz uma revolução também para o mercado de carne em relação à produção, transporte, armazenagem e comercialização, já que os dados permitem ao consumidor esta rastreabilidade. O sistema possibilita também garantia do uso do conceito de bem-estar do animal no momento do abate ou como foi inseminado, além de auxiliar o produtor, já que permite, por exemplo, acesso a informações que monitoram quanto tempo um animal fica no pasto, bem como informações sobre condições climáticas.


Gestão ampliada por novidades eficientes


Outra função importante do sistema de blockchain é o fato de que permite aos usuários, transferir valores ou recursos sem a necessidade de um intermediário como bancos ou outros sistemas privados. Pequenos produtores, por exemplo, não possuem acesso aos maiores mercados e acabam deixando de negociar seus produtos, portanto o sistema Blockchain traz paro mercado um potencial de melhorar as transações e financiamento, devido ao alto nível de transparência do sistema que ajuda a diminuir riscos e acaba por facilitar acesso a capital, além de diminuir custos das transações e possibilita abrir novos mercados com definição de preços do produto de acordo com o mercado atual.


A tecnologia do sistema blockchain vem ganhando espaço por ser uma solução que garante rastreabilidade, transparência, redução de custos e redução de burocracia no agronegócio brasileiro. Em uma época que proteção ao meio ambiente, sustentabilidade e informações de origem sobre os produtos consumidos passam a ser determinantes para o comprador, o sistema tende a ganhar ainda mais força ao longo do tempo em diversos setores econômicos além da agricultura.


A Auma Tecnologia acredita que o futuro do agronegócio será nesse formato de blockchain, já que facilita processos e aumenta a competitividade. Em conjunto com outras tecnologias como IoT, IA e Big Data, tende a revolucionar o mercado e a gestão de toda a cadeia produtiva do agronegócio.


O que acha desta novidade para simplificar o seu negócio?

14 visualizações0 comentário

contato@aumatecnologia.com.br

+55 34 3826.1100

Endereço:

Rodovia BR 365, SN
KM 428 a Direita, 3.4 km

Cep: 38.700-970

ZONA RURAL

Patos de Minas - Minas Gerais

  • White LinkedIn Icon
  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon
© 2020 AUMA TECNOLOGIA
Todos direitos reservados.
Criado por
AUMA ESTÚDIO