Buscar
  • Auma Tecnologia

A colheita de café chegou. Uso de dados e tecnologia influenciam na gestão e resultado da lavoura.



Em vários estados a colheita de café começa entre maio e junho e termina em meados de agosto. Este ano as estimativas de safra são melhores que do ano passado. De acordo com o Instituto Nacional de Geografia e Estatística - IBGE – no dia 08/06 o Brasil produzirá 52,8 milhões de sacas.


A colheita de café arábica, que está em andamento, foi estimada em 35,2 milhões de sacas, alta de 9,8% em comparação a 2021. Mas, e como você produtor, acompanha a produção da sua propriedade? Você possui relatórios que comparam custos e produção entre as safras?


Já citamos aqui como o retorno das feiras presenciais influenciou o investimento em tecnologia. E se as estimativas em torno da produção de café estão altas, o uso da tecnologia durante todos as etapas produtivas também está crescendo. A fase de colheita é muito esperada, mas antes de chegar até este momento, é preciso estar preparado e com o uso de softwares de gestão é possível analisar toda cadeia com histórico de informações em tempo real que facilitam o dia dia e a tomada de decisões estratégicas.


Além dos softwares, IoT, big data, 5G, realidade aumentada, computação quântica, robótica, sensores, impressão 3D e 4D, integração de sistemas, inteligência artificial (IA), aprendizado de máquina (machine learning – ML) e blockchain, entre outras, estão impulsionando a revolução no campo e a digitalização do agro. Se por uma lado as tecnologias já estão mudando o cenário no campo, onde o aumento de rendimento, redução de custos e o impacto ambiental são destaques, é preciso estar ciente dos desafios que vem junto com as novidades, como a disparidade entre produtores (maiores e menores) e a estrutura para tornar o campo brasileiro mais conectado.


O uso assertivo de dados é um dos principais avanços que a tecnologia pode trazer ao produtor. Independente do tamanho do negócio, conhecer de fato os números, os processos e tudo que envolve a produção é a chave para o sucesso desde a pré-produção até a chegada do produto ao cliente final.

Como a Auma Tecnologia pode auxiliar você

A Auma Tecnologia é uma empresa que nasceu no agronegócio. Mais do que fornecer ferramentas de gestão para descomplicar a sua rotina na gestão da propriedade e seus recursos, nós entendemos a dor de cada produtor, pois fazemos parte de uma economia circular oriunda da agricultura. Por isso, a cada novo projeto, ouvimos e analisamos o perfil do produtor e da propriedade, para que a tecnologia seja uma aliada, não mais um problema. Conhecer as dores do produtor é nossa missão, só assim, é possível revolucionar o agronegócio de forma inclusiva, levando soluções simples, mas com impacto econômico ao produtor.

18 visualizações0 comentário